-
COMPOSIÇÃO DA CPA - MEMBROS & REPRESENTANTES
A constituição da Comissão Própria de Avaliação - CPA do Centro Universitário Lusíada - UNILUS foi formalizada por meio de Portaria, pelo Reitor, composta pelos seguintes membros:
Vice Coordenador
Prof. Me. Edgar Matias Bach Hi
Representantes Docentes
Prof. Dr. Carlos Eduardo Mendonça Tomé
Prof. Dr. Roberto Araújo da Silva Vasquez Rabelo
Representantes Discentes
Helena Kochen Susskind
Breno Alves dos Santos
Representantes do Corpo Técnico-Administrativo
Alexandre Freire da Silva
Viviani Mattar Lobato Silva
Representantes da Sociedade Civil Organizada
Charles Ferreira Dias
Henrique Gomes Branco
-
APRESENTAÇÃO CPA
A Comissão Própria de Avaliação tem como finalidade a execução do processo de auto-avaliação do UNILUS no âmbito dos seus respectivos setores, com a participação dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e sociedade. O processo de avaliação contempla as percepções das pessoas envolvidas com a prática institucional e com representante da sociedade. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que se caracteriza por reuniões em pequenos grupos com foco específico na investigação, por meio de discussões, com a participação do Coordenador do Curso, docentes e discentes, para a coleta de percepções, expectativas e desejos da comunidade acadêmica a respeito do papel e do futuro do UNILUS. Utilizou-se, também, técnica de abordagem quantitativa, através de questionários aplicados ao Corpo Docente e Corpo Discente (representantes de cada série), avaliando os diversos segmentos que compõem o cenário acadêmico. A metodologia utilizada revela resultados valiosos que servem para a Instituição fazer uma reflexão sobre o que fez, o que faz e o que deverá fazer, sempre se contextualizando com seus objetivos. Conforme mencionado nos relatórios anteriores, nossa missão foi instituir uma cultura de avaliação, implantando no UNILUS, um processo de autoavaliação com o objetivo de gerar o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade de ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão administrativa. Seu propósito é tornar a prática avaliativa uma ação norteadora do UNILUS para que haja o fortalecimento das relações do Centro Universitário com a comunidade acadêmica e sociedade. -
REGULAMENTO CPA
O presente Regulamento Interno disciplina os objetivos, a composição, a organização e o funcionamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA do Centro Universitário Lusíada (CPAUNILUS), nos termos do Art. 11 da Lei no. 10.861, de 14 de abril de 2004 e atualizada na nota técnica INEP/CONAES nº 65 de 09 de outubro de 2014, dentro da legislação educacional aplicável. O Regulamento Completo da Comissão Própria de Avaliação - CPA e as respectivas referências para elaboração do mesmo, encontram-se disponíveis na área restrita do aluno e professor.
O REGULAMENTO, ESTÁ DISPONÍVEL NA ÁREA RESTRITA DO UNILUS. -
PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O SINAES que foi instituito pela lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, prevê a criação de Comissões Próprias de Avaliação (CPA) com o objetivo conduzir os processos de Avaliação Internos das Instituições de Ensino Superior, bem como da sistematização e prestação de informações solicitadas pelo INEP. O presente Projeto de Autoavaliação Institucional do Centro Universitário Lusíada - UNILUS, elaborado pela comissão própria de avaliação é concernente às ações em andamento e a serem provisionadas e implementadas neste triênio, conforme o calendário de avaliações e formatação requisitada pela nota técnica INEP/DAES/CONAES nº 065/2014. É atribuição da comissão própria de avaliação promover o fornecimento de informações e o acompanhamento contínuo do desenvolvimento institucional, considerando a verificação da qualidade das políticas institucionais e das ações acadêmicas e administrativas vigentes, incluindo-se aquelas emanadas da percepção autoavaliativa dos diversos segmentos que compõem a instituição (discentes, egressos, docentes, técnicos-administrativos e sociedade). Portanto, notabiliza-se a importância do processo autoavaliativo e de seu preparo, que deve endossar o pleno engajamento e autorreflexão destes segmentos institucionais, bem como o seu absoluto alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A Autoavaliação Institucional oportuniza, democrática e abertamente, que os diversos segmentos apontem a situação da instituição, subsidiando :- o diagnóstico de fragilidades e potencialidades da instituição;
- a implantação ou redirecionamento de políticas e ações que garantam o aprimoramento institucional;
- a satisfação de seus diversos segmentos;
- um melhor amoldamento de seus cursos superiores às exigências de qualidade requisitadas nas avaliações externas, preestabelecidas pelos SINAES.
O PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, ESTÁ DISPONÍVEL NA ÁREA RESTRITA DO UNILUS. -
PLANO DE TRABALHO DA CPA
O Plano de Trabalho da Comissão Própria de Avaliação – CPA do Centro Universitário Lusíada - UNILUS busca apresentar em grandes linhas, as principais atividades a serem desenvolvidas e implementadas ao longo de um período. Trata-se de um cronograma de dimensões abrangentes que norteia os membros da Comissão em suas ações permanentes. Nesse sentido, apresentamos o Plano de Trabalho da CPA 2024, com revisões semestrais.
RELATÓRIO PLANO DE TRABALHO CPA
Clique aqui e acesse o relatório
-
RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a responsável pela coordenação, organização e condução do Projeto de Autoavaliação Institucional, cumprindo-o no desenvolvimento do processo de autoavaliação, com a contribuição e a participação da comunidade acadêmica. Com a elaboração deste Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI), ciclo avaliativo 2021-2023, a CPA visa produzir autoconhecimento acerca da Instituição, uma vez que, a partir das potencialidades e oportunidades de melhorias identificadas, a gestão da IES poderá promover mudanças e realizar a eficiente destinação orçamentária conforme necessidades. O processo de autoavaliação é conduzido em cumprimento às orientações regulatórias, visando, principalmente, a apropriação e o conhecimento da realidade da IES. Importante se faz também destacar a autonomia desta comissão em relação a outros órgãos colegiados, condição necessária à análise dos resultados e acompanhamento dos compromissos firmados com cada área da Instituição.
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2021 - 2022
Clique aqui e acesse o relatório
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2023
Clique aqui e acesse o relatório
-
RELATO INSTITUCIONAL
A avaliação é um processo inerente ao desenvolvimento contínuo das instituições. Nesse sentido, a avaliação não se deve restringir apenas a uma coleta de dados, mas deve constituir-se em um dos processos dos quais a Centro Universitário Lusíada – UNILUS dispõe para analisar e planejar e/ou reorganizar ações, na medida em que subsidia intervenções a partir dos resultados obtidos, objetivando qualificar as atividades de ensinar e aprender. Assim, a avaliação é projeto, processo, implantação de ações e análise de seus resultados. Esse conjunto de procedimentos avaliativos sempre está vinculado à tomada de decisões. Esse é o caráter político-pedagógico da avaliação. Ela emite juízos de valor sobre a instituição, seus projetos e processos. O presente relato institucional tem sua criação com base nas exigências apresentadas na Nota Técnica INEP/DAES/CONAES N.º 62/2014, que objetiva ser uma ferramenta para acompanhamento e verificação do posicionamento da instituição frente aos resultados de avaliação interna e externa. Nestas conjunturas, o atual Relato Institucional, ano base 2021-2022, integra o Processo que subsidia o ato de Recredenciamento IES e/ou Credenciamento IES em Centro Universitário ou Credenciamento IES em Universidade para a Transformação da Organização Acadêmica e tem por objetivo apresentar o relato avaliativo do PDI, a síntese histórica dos resultados dos processos avaliativos internos e externos da Faculdade e a síntese histórica do planejamento de ações acadêmico-administrativas decorrentes dos resultados das avaliações.
RELATO INSTITUCIONAL 2021 - 2022
Clique aqui e acesse o relatório
RELATO INSTITUCIONAL 2023
Clique aqui e acesse o relatório
-
COMUNICAÇÃO: MIDIA DIGITAL, SUMÁRIO EXECUTIVO E STATUS REPORT
A Comissão Própria de Avaliação – CPA do Centro Universitário Lusíada – UNILUS, buscando ampliar a transparência e qualidade de suas ações ao longo do período de atuação, elaborou um Plano de Comunicação, o qual conta com o apoio da Direção da IES e de todos os setores envolvidos no processo permanente avaliação, mas também compartilhar com todos a evolução dos trabalhos. Nesse sentido, além dos relatórios de autoavaliação institucional, a CPA UNILUS forjou dois novos meios de comunicação, denominados, 1º Sumário Executivo – o qual objetiva mensalmente e/ou bimestralmente apresentar as principais realizações e o 2º Status da Semana – objetivando compartilhar com os membros da CPA, Coordenadores de Cursos e outros interessados as atividades planejadas e realizadas. -
FALE CONOSCO
Caros Estudantes, Professores e Funcionários do Centro Universitário Lusíada - UNILUS
CONTATO COM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA:
Email: cpa@fundacaolusiada.onmicrosoft.com -
RELACIONAMENTO DA COMUNIDADE EXTERNA E A CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA do Centro Universitário Lusíada busca promover constantemente o alinhamento entre as diversas práticas assistenciais, educativas e sociais com as pessoas da Comunidade Externa estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI descritas na Tabela 3 – Objetivos, metas e ações da responsabilidade social da Instituição no item: FORTALECER A INSERÇÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IES NA REGIÃO, BUSCANDO INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE. Nesse sentido, a CPA desenvolveu o Questionário à Comunidade Externa, para que esta por meio de algumas perguntas tenha condições e recursos para se manifestar e interagir constantemente com os trabalhos disponibilizados à Sociedade Civil utilizando dentre outras plataformas a Clínica de Fisioterapia, a Clínica de Fonoaudiologia e o Centro Saúde Escola. O maior objetivo desta iniciativa INOVADORA do UNILUS é acolher as percepções da Comunidade Externa, beneficiária dos serviços oferecidos pelo UNILUS. Desta maneira o UNILUS estabelece uma relação entre os princípios norteadores compreendidos no Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional e respectiva Dimensão 3 – Responsabilidade Social da Instituição, contidas na Lei nº 10,861 de 14 de abril de 2004, a qual dispõe sobre o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Assim durante 04 meses do ano, de maio a agosto, são realizados os questionários à Comunidade Externa. Os resultados apresentando as potencialidades e as fragilidades deste processo de avaliação são objetos de análises, discussões por parte da CPA e as divulgações à sociedade ocorrem via nossas mídias digitais. A seguir a Comissão Própria de Avaliação – CPA UNILUS, compartilha os resultados do processo de avaliação totalmente voluntário, sendo:
RELATÓRIO DA ONDA 3 COMUNIDADE EXTERNA E CPA Ano base 2023
Clique aqui e acesse o relatório
RELATÓRIO DA ONDA 3 COMUNIDADE EXTERNA E CPA Ano base 2024
Clique aqui e acesse o relatório
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.