Comissão Própria de Avaliação - UNILUS
UNILUS - Centro Universitário Lusíada
Compartilhar: YouTube Facebook Twitter     Home | Mapa do Site | Identidade Visual | Ouvidoria | Trabalhe Conosco | Fale Conosco
Área Restrita: Aluno  Professor  |Usuário: |Senha:  
UNILUS    CURSOS    CAMPI    ALUNOS    NOTÍCIAS    PROCESSO SELETIVO
Comissão Própria de Avaliação - UNILUS
Você está em: Home >UNILUS >Comissão Própria de Avaliação

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO



A Comissão Própria de Avaliação tem como finalidade a execução do processo de auto-avaliação do UNILUS no âmbito dos seus respectivos setores, com a participação dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e sociedade.

O processo de avaliação contempla as percepções das pessoas envolvidas com a prática institucional e com representante da sociedade. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que se caracteriza por reuniões em pequenos grupos com foco específico na investigação, por meio de discussões, com a participação do Coordenador do Curso, docentes e discentes, para a coleta de percepções, expectativas e desejos da comunidade acadêmica a respeito do papel e do futuro do UNILUS.

Utilizou-se, também, técnica de abordagem quantitativa, através de questionários aplicados ao Corpo Docente e Corpo Discente (representantes de cada série), avaliando os diversos segmentos que compõem o cenário acadêmico. A metodologia utilizada revela resultados valiosos que servem para a Instituição fazer uma reflexão sobre o que fez, o que faz e o que deverá fazer, sempre se contextualizando com seus objetivos.

Conforme mencionado nos relatórios anteriores, nossa missão foi instituir uma cultura de avaliação, implantando no UNILUS, um processo de autoavaliação com o objetivo de gerar o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade de ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão administrativa. Seu propósito é tornar a prática avaliativa uma ação norteadora do UNILUS para que haja o fortalecimento das relações do Centro Universitário com a comunidade acadêmica e sociedade.

A constituição da Comissão Própria de Avaliação - CPA do Centro Universitário Lusíada - UNILUS foi formalizada através de Portaria, pelo Reitor, composta pelos seguintes membros:

Coordenador ;
Vice Coordenador ;
(03) representantes docentes, escolhidos por seus pares;
(03) representantes do corpo discente, escolhidos por seus pares;
(03) representantes do corpo técnico-administrativo, escolhido pelos seus pares;
(03) representantes da Sociedade Civil Organizada.
  • Profa. Dra. Maria Aparecida Pedrosa dos Santos, Coordenador;
  • Prof. Me. Domeiver E. S. Verni, Vice-Coordenador;
  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Mendonça Tomé, representante do corpo docente;
  • Prof. Me. Edgar Matias Bach Hi, representante do corpo docente;
  • Alexandre Freire da Silva, representante do corpo técnico-administrativo;
  • Horácio Amorim Amaral Júnior, representante do corpo técnico-administrativo;
  • Viviani Mattar Lobato Silva , representante do corpo técnico-administrativo;
  • Helena Kochen Susskind, representante do corpo discente;
  • Flávia Morandi El Faro, representante do corpo discente;
  • Nicole Nunes dos Santos, representante do corpo discente;
  • Charles Ferreira Dias, representante da sociedade civil organizada;
  • Carlos Antônio Gomes,representante da sociedade civil organizada;
  • Henrique Gomes Branco,representante da sociedade civil organizada.

O presente Regulamento Interno disciplina os objetivos, a composição, a organização e o funcionamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA do Centro Universitário Lusíada (CPAUNILUS), nos termos do Art. 11 da Lei no. 10.861, de 14 de abril de 2004 e atualizada na nota técnica INEP/CONAES nº 65 de 09 de outubro de 2014, dentro da legislação educacional aplicável.

O Regulamento Completo da Comissão Própria de Avaliação - CPA e as respectivas referências para elaboração do mesmo, encontram-se disponíveis na área restrita do aluno e professor.

O SINAES que foi instituito pela lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, prevê a criação de Comissões Próprias de Avaliação (CPA) com o objetivo conduzir os processos de Avaliação Internos das Instituições de Ensino Superior, bem como da sistematização e prestação de informações solicitadas pelo INEP.

O presente Projeto de Autoavaliação Institucional do Centro Universitário Lusíada - UNILUS, elaborado pela comissão própria de avaliação é concernente às ações em andamento e a serem provisionadas e implementadas neste triênio, conforme o calendário de avaliações e formatação requisitada pela nota técnica INEP/DAES/CONAES nº 065/2014.

É atribuição da comissão própria de avaliação promover o fornecimento de informações e o acompanhamento contínuo do desenvolvimento institucional, considerando a verificação da qualidade das políticas institucionais e das ações acadêmicas e administrativas vigentes, incluindo-se aquelas emanadas da percepção autoavaliativa dos diversos segmentos que compõem a instituição (discentes, egressos, docentes, técnicos-administrativos e sociedade).

Portanto, notabiliza-se a importância do processo autoavaliativo e de seu preparo, que deve endossar o pleno engajamento e autorreflexão destes segmentos institucionais, bem como o seu absoluto alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

A Autoavaliação Institucional oportuniza, democrática e abertamente, que os diversos segmentos apontem a situação da instituição, subsidiando :
  • o diagnóstico de fragilidades e potencialidades da instituição;
  • a implantação ou redirecionamento de políticas e ações que garantam o aprimoramento institucional;
  • a satisfação de seus diversos segmentos;
  • um melhor amoldamento de seus cursos superiores às exigências de qualidade requisitadas nas avaliações externas, preestabelecidas pelos SINAES.


Sob essas fundamentais premissas, este projeto abrange todo o referencial normativo e metodológico para condução dos processos autoavaliativos, perpassando pela definição de atividades como a elaboração dos instrumentos de coleta de dados, o estabelecimento de meios de aplicação e dos prazos, culminando com a designação de como ocorrerá a publicização dos resultados da avaliação, das análises dos resultados e das ações de superação.

O Projeto de Autoavaliação Institucional do UNILUS completo, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA e as respectivas referências para elaboração do mesmo, encontram-se disponíveis na área restrita do aluno e professor.

O Plano de Trabalho da Comissão Própria de Avaliação – CPA do Centro Universitário Lusíada - UNILUS busca apresentar em grandes linhas, as principais atividades a serem desenvolvidas e implementadas ao longo de um período. Trata-se de um cronograma de dimensões abrangentes que norteia os membros da Comissão em suas ações permanentes.

Nesse sentido, apresentamos o Plano de Trabalho da CPA 2023, com revisões semestrais.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a responsável pela coordenação, organização e condução do Projeto de Autoavaliação Institucional, cumprindo-o no desenvolvimento do processo de autoavaliação, com a contribuição e a participação da comunidade acadêmica.

Com a elaboração deste Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI), ciclo avaliativo 2021-2023, a CPA visa produzir autoconhecimento acerca da Instituição, uma vez que, a partir das potencialidades e oportunidades de melhorias identificadas, a gestão da IES poderá promover mudanças e realizar a eficiente destinação orçamentária conforme necessidades. O processo de autoavaliação é conduzido em cumprimento às orientações regulatórias, visando, principalmente, a apropriação e o conhecimento da realidade da IES.

Importante se faz também destacar a autonomia desta comissão em relação a outros órgãos colegiados, condição necessária à análise dos resultados e acompanhamento dos compromissos firmados com cada área da Instituição.





A avaliação é um processo inerente ao desenvolvimento contínuo das instituições. Nesse sentido, a avaliação não se deve restringir apenas a uma coleta de dados, mas deve constituir-se em um dos processos dos quais a Centro Universitário Lusíada – UNILUS dispõe para analisar e planejar e/ou reorganizar ações, na medida em que subsidia intervenções a partir dos resultados obtidos, objetivando qualificar as atividades de ensinar e aprender. Assim, a avaliação é projeto, processo, implantação de ações e análise de seus resultados. Esse conjunto de procedimentos avaliativos sempre está vinculado à tomada de decisões. Esse é o caráter político-pedagógico da avaliação. Ela emite juízos de valor sobre a instituição, seus projetos e processos.

O presente relato institucional tem sua criação com base nas exigências apresentadas na Nota Técnica INEP/DAES/CONAES N.º 62/2014, que objetiva ser uma ferramenta para acompanhamento e verificação do posicionamento da instituição frente aos resultados de avaliação interna e externa.

Nestas conjunturas, o atual Relato Institucional, ano base 2021-2022, integra o Processo que subsidia o ato de Recredenciamento IES e/ou Credenciamento IES em Centro Universitário ou Credenciamento IES em Universidade para a Transformação da Organização Acadêmica e tem por objetivo apresentar o relato avaliativo do PDI, a síntese histórica dos resultados dos processos avaliativos internos e externos da Faculdade e a síntese histórica do planejamento de ações acadêmico-administrativas decorrentes dos resultados das avaliações.





A Comissão Própria de Avaliação – CPA do Centro Universitário Lusíada – UNILUS, buscando ampliar a transparência e qualidade de suas ações ao longo do período de atuação, elaborou um Plano de Comunicação, o qual conta com o apoio da Direção da IES e de todos os setores envolvidos no processo permanente avaliação, mas também compartilhar com todos a evolução dos trabalhos. Nesse sentido, além dos relatórios de autoavaliação institucional, a CPA UNILUS forjou dois novos meios de comunicação, denominados, 1º Sumário Executivo – o qual objetiva mensalmente e/ou bimestralmente apresentar as principais realizações e o 2º Status da Semana – objetivando compartilhar com os membros da CPA, Coordenadores de Cursos e outros interessados as atividades planejadas e realizadas.

Abaixo divulgamos os modelos destes novos relatórios de comunicação:

Caros Estudantes, Professores e Funcionários do Centro Universitário Lusíada - UNILUS

CONTATO COM A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA:

Email: cpa@fundacaolusiada.onmicrosoft.com