Imagem representativa da página de Projetos acadêmicos
  • você está em
  • Home
  • Projetos acadêmicos

Projetos acadêmicos

PROJETOS ACADÊMICOS – CURSO DE MEDICINA

Define-se por Projeto um conjunto de acadêmicos, podendo ou não ser preceptorado por profissional médico, voltado principalmente à prestação de serviço comunitário e formação profissional dos acadêmicos do curso de Medicina do UNILUS.
Os projetos em atividade atualmente são:

PROJETOALFA

O Projeto Alfa é um dos projetos mais antigos da nossa faculdade, tendo sido fundado em 1987. Ele é o primeiro projeto profissionalizante de primeiros socorros organizado exclusivamente por acadêmicos de medicina e nós, como estudantes da FCMS e membros do projeto, temos orgulho em dar continuidade a essa tradição. O Projeto Alfa tem como objetivo a formação teórica e prática em primeiros socorros a partir da aplicação de palestras, como: Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Convulsão, Queimaduras, Acidente Vascular, Intoxicação, Afogamento, entre outras. O foco é garantir que os alunos aprendam a lidar com possíveis situações de trauma e emergência com as quais podem se deparar futuramente.
Para mais informações, entre no Instagram: @projetoalfafcms

PROJETO HÓRUS

O Projeto Hórus é o projeto mais tradicional da FCMS voltado à medicina preventiva. São abordados temas como hipertensão arterial, diabetes, ISTs, câncer, saúde mental, doenças endêmicas, focalizando nas formas de prevenção, além da palestra de aferição de pressão arterial para os calouros, na qual eles têm o primeiro contato com o esteto e o esfigmo na faculdade de medicina. Esse foi um dos primeiros projetos da faculdade, fundado em 1994, como um grupo de medicina preventiva professor do Dr. Constantino José Fernandes. O nome Hórus, proveniente da mitologia egípcia, era um deus cujos olhos foram perdidos em uma batalha, e cada um que carregasse seu símbolo teria força e coragem. Nesse mesmo sentido, a medicina preventiva, pregada pelo Projeto Hórus, deve ser defendida como essas duas virtudes. Desse modo, no Projeto Hórus são feitas diversas atividades para conscientizar
as pessoas sobre a importância da medicina preventiva, como aulas e palestras ministradas pelos próprios alunos membros do projeto.
Para mais informações, entre no Instagram: @projetohorusfcms

TETO D.A.A.V.C.

O TETO é uma ONG internacional que por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários, arrecada fundos destinados à construção de alojamentos familiares para uma população de extrema vulnerabilidade. A parceria com o DAAVC permite que os alunos da faculdade participem do projeto como Staff, atuando na área do apoio médico. Sendo assim, é responsabilidade de nós, participantes, prestar os primeiros socorros aos voluntários das construções, assim como atuar na prevenção de acidentes e na logística para distribuição de água e soro caseiro ao longo das atividades.
Para mais informações, entre no Instagram: @teto_daavc

PROJETO ACADÊMICO DE ASSISTÊNCIA AOS POVOS INDÍGENAS (P.A.A.P.I.)

O Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas (P.A.A.P.I.) foi fundado em 2009 por estudantes da faculdade, com o intuito de promover assistência básica de saúde aos povos indígenas, por meio de visitas anuais a duas tribos do Mato Grosso que nos esperam com muito carinho: Meruri e Sangradouro.
Durante o ano, para que a viagem possa ocorrer, arrecadamos medicamentos e itens de higiene, a fim de abastecermos o posto de saúde das aldeias, e organizamos eventos beneficentes, como a feijoada e a pizzada, com o objetivo de arrecadar recursos para a expedição. É uma experiência única e inesquecível capaz de nos transformar.
Conheça mais sobre o projeto através do Instagram: @paapifcms

PROJETO COR E AÇÃO (PALHAÇOTERAPIA)

No momento em que nós da Palhaçoterapia colocamos nosso nariz e roupa a caráter, fazemos uma ruptura com toda a forma sistematizada da medicina e somos vistos como profissionais que estão no ambiente hospitalar para ajudar cada pessoa, seja ela adulto ou criança, levando o sorriso, atenção, carinho e alegria. O que nos faz diferente de todos os outros projetos da faculdade, é que nosso tratamento é com o sorriso; fazemos os pacientes terem mais forças para superar a situação em que estão e confiar que estamos aqui por eles.
Conheça mais sobre o projeto através do Instagram: @fcmspalhacoterapia

PROJETO ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE SANTOS

Projeto realizado na Casa da Criança de Santos que visa assistência Interdisciplinar Fisioterapêutica e Fonoaudiológica em crianças do berçário, pré-escola e creche, além de estimulação no abrigo com crianças institucionalizadas para promoção e prevenção a saúde, além de orientações das professoras e cuidadoras através de palestras informativas. Os atendimentos são realizados pelos alunos dos referidos cursos sob supervisão de docentes.




PROJETO GRUPO DE PARKINSON

O grupo de Parkinson é uma parceria com o Grupo Lótus (Associação Parkinson da Baixada Santista) onde realiza-se atendimento interdisciplinar a esses pacientes nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Enfermagem. Os atendimentos são realizados pelos alunos dos referidos cursos sob supervisão de docentes. Tem por objetivo promover atividades fisioterapêuticas, fonoaudiológicas e de enfermagem aos pacientes como um meio de manter um estilo de vida ativo, um sistema neuromuscular flexível e a aptidão física, estabelecendo um meio efetivo de desenvolver e praticar estratégias para resolver problemas funcionais diários. Os atendimentos acontecem às quartas-feiras das 13:30hs às 17:50hs na Clínica de Fisioterapia UNILUS.

IFMSA: INTERCÂMBIO DE ALUNOS DE MEDICINA

Em nossa faculdade, temos um Comitê Local permanente pleno da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) tem como propósito conectar acadêmicos de medicina entre si, possibilitando a realização de intercâmbios, trocas culturais, desenvolvimento de atividades de cunho social e acadêmico.
O nosso comitê é chamado de IFMSA Brazil Unilus, e, ao se filiar, ou seja, tornar-se membro, você poderá fazer parte das nossas diretorias locais participando de diversas atividades que auxiliarão na formação médica, de currículo e para a aquisição de pontos para realização de intercâmbio, são elas:
  • SCOPH: é o comitê de Saúde Pública que tem como objetivo melhorar o bem-estar físico, mental e social da população;
  • SCORP: é o comitê de Direitos Humanos e Paz, e busca a humanização na medicina, vendo além da saúde/ doença, mas incluindo também os aspectos sociais, culturais e psicológicos. Para isso, trabalha-se a empatia e a realidade de diversas populações em nossa sociedade;
  • SCORA é o comitê em Saúde Reprodutiva, incluindo HIV e AIDS, e tem como objetivo atingir e conscientizar a população sobre prevenção, doença e saúde;
  • SCOME: é o comitê de Educação Médica, e busca abordar aspectos não vistos nas grades curriculares e que são de extrema importância para a formação médica, visando uma formação plena.
Além das diretorias de intercâmbio:
  • SCOPE: Intercâmbio Internacional clínico-cirúrgico. Esse comitê auxilia todos os alunos que desejam fazer intercâmbio internacional com estágio clínico ou cirúrgico, ajudando desde a preparação para a abertura de inscrição até nos documentos que cada aluno necessita. Além disso, os membros desse comitê auxiliarão os intercambistas que vierem para a nossa faculdade, buscando atividades para realizar junto a eles. É importante ressaltar que quem faz parte desse comitê auxilia os intercambistas e não necessariamente fará o intercambio também;
  • SCORE: Intercâmbio Internacional de Pesquisa. Esse comitê está inativo na nossa faculdade no momento, no entanto, os alunos que possuírem interesse em realizar um intercâmbio internacional e estagiar em pesquisa é possível fazer quando o período de intercâmbio for aberto e será auxiliado pelos membros (coordenadores locais) do SCOPE. Temos o desejo de reativar esse comitê ao longo do ano, estaremos abertos a receber os calouros que desejarem trabalhar por essa ativação;
  • ● SCONE: é o comitê de Intercâmbio Nacional e tem por objetivo a interação de diferentes faculdades pelo Brasil, permitindo trocas de experiências entre os intercambistas. As diretorias buscam realizar atividades práticas, que fujam da sala de aula, permitindo uma expansão maior de aprendizado e vivência. Além de projetos, ações sociais e campanhas que os comitês promovem buscando um impacto na sociedade. Se filiar ao nosso comitê é buscar por atividades que fujam do tradicional e ampliar seus conhecimentos. É buscar a promoção de filantropias e levar saúde à população.

Veja mais no Instagram: @ifmsabrazil_unilus



PROJETOS ACADÊMICOS – CURSOS UNILUS

PROJETO CLUBE DO LIVRO

O Projeto Clube do Livro surgiu com os objetivos de desenvolver as habilidades leitoras; promover o acesso a livros de diferentes gêneros e autores a fim de estimular o gosto da leitura literária e ampliar o repertório do leitor (estudantes, docentes e funcionários).

O Projeto Clube do Livro é uma iniciativa da Profa. Me. Claudia Maria Rodrigues Alonso e conta com o apoio dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE´S e dos Colegiados dos Cursos.

O acervo do Clube do Livro é constituído por doações de livros realizadas pelos docentes e estudantes e está fisicamente instalado no Campus III. Seu funcionamento ocorre às quintas-feiras durante os intervalos de aulas nos períodos manhã e noite.

Os benefícios da leitura, podemos citar dois pontos primordiais:

- Memória ativa: Quando se cria o hábito da leitura, a pessoa exercita a mente em vários aspectos e desenvolve mais habiliddes para o foco e concentração e o

- Raciocínio, promovendo o emprego de metodologias diversificadas de aplicação didático-pedagógicas que auxiliam para desenvolver pensamento lógico-matemático, espírito crítico e criatividade.

.

@uniluslusiada @unilussantos /fundacaolusiada9248