Imagem representativa da página de História
  • você está em
  • Home
  • História

História

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO LUSÍADA MANTENEDORA DO UNILUS

A ideia da Faculdade de Medicina nasceu em 1965 época em que seu idealizador Eduardo Dias Coelho realizava, junto a um grupo de pessoas, reuniões em sua casa, que facilmente iam noite adentro; e não só para criar a Faculdade de Medicina mas também um importante centro educacional : “Essa era a sua vida.
Ele dedicou todo o seu tempo para esse projeto”, dizia sua companheira e esposa, D. Maria Luzio Coelho.Em 1966, no dia 13 de abril, foi fundada a Fundação Lusíada que inicialmente seria um Liceu. Nesse período Eduardo Dias Coelho fazia preleções em Lojas Maçônicas, em meio ao comércio, na sociedade. Enfim, entre amigos e desconhecidos conseguiu formar a princípio uma equipe que, juntamente com ele, totalizava 10 Instituidores.
Logo em seguida esse número aumentou para 30 e diante da grandeza da obra saltou para 100. E, foi com esse número que a Fundação foi oficializada. Vale ressaltar que em pouquíssimo tempo já estavam relacionados 400 Instituidores.
Foi uma luta sem trégua para que primeiro se conseguisse a aprovação do MEC para a tão sonhada Faculdade de Medicina. Foram tantos os que trabalharam para essa causa que poderia estar cometendo injustiças caso fosse mencionar nomes, mas sempre todos capitaneados por Eduardo Dias Coelho.A história da Fundação Lusíada é marcada por momentos difíceis, de injustiças, de muitas lutas, perseverança e contentamentos.
Hoje uma realidade reconhecida e aplaudida nacionalmente. Tudo isso porque sua base inicial foi erguida por pessoas de caráter ilibado, de boa índole, idealistas, patriotas de bons costumes e voltados à prática do bem.

Ícone Missão Missão

Promover a formação generalista dos profissionais das áreas da saúde, humanas e tecnológicas, com ensino de qualidade voltada para as necessidades regionais e nacionais.

Ícone Princípios Princípios

O UNILUS obedece aos princípios da indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, estando comprometido com a solução dos problemas sociais e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Ícone Valores Institucionais Valores Institucionais

O UNILUS segue os princípios da justiça, da ética profissional, do respeito pelo ser humano, da igualdade, da liberdade de expressão, da solidariedade e da verdade.

Ícone Visão Visão

Ser uma instituição de referência na educação superior no que diz respeito à qualidade de ensino, ao corpo docente, à pesquisa e ao compromisso social.

Veja a história da Fundação Lusíada Mantenedora do UNILUS na integra, clicando abaixo:

@uniluslusiada @unilussantos /fundacaolusiada9248