Biomedicina Unilus visita fábrica de cerveja artesanal
|
06/06/2014 - Unilus
|
Biomedicina Unilus visita fábrica de cerveja artesanal - UNILUS
Em complementação às aulas teóricas sobre “Microrganismos nos processos fermentativos”, ministradas na disciplina de Biotecnologia, os alunos do 2º ano de Biomedicina do Centro Universitário Lusíada – Unilus, acompanhados da Profa. Cleide Barbieri, tiveram a oportunidade de visitar a Cervejaria Montana, uma fábrica de cerveja artesanal, localizada na cidade do Guarujá.
O grupo foi recebido e acompanhado pelo proprietário da fábrica, Cezar Calife, que entre outras informações destacou o fato de que atualmente, existem aproximadamente 300 fábricas de cervejas artesanais no Brasil. Eles também assistiram a uma palestra sobre as diferenças na produção das cervejas artesanais e comerciais, chegando à conclusão que as cervejas artesanais são alimentos simbióticos.
Além da parte teórica, nossos alunos puderam ver na prática e in natura um processo fermentativo onde se utilizam microrganismos visando obter um produto que neste caso foi a Cerveja.
|
Alimentos Simbióticos
Os alimentos simbióticos são considerados suplementos importantes para a manutenção da saúde intestinal, que contêm ingredientes pré e próbióticos. Os próbióticos possuem valor nutritivo e terapêutico e são representados pelas culturas microbianas como as bactérias benéficas e as leveduras; os prebióticos são carboidratos complexos não degradáveis pelas enzimas salivares e intestinais como o oligofrutose, a inulina e os frutooligossacarídeos (FOS) encontrados em várias fibras vegetais dentre as quais a cevada é uma importante fonte. Dentro deste contexto, a cerveja artesanal é processada a partir da adição de próbióticos como fungos leveduriformes (Saccharomyces cerevisiae) e prebióticos como o malte (cevada germinada).
CONFIRA AS FOTOS
|
 |
|