Minicurso de Biologia Molecular
|
15/04/2014 - Unilus
|
Minicurso de Biologia Molecular
NÚCLEO ACADÊMICO DE TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR - (NATBM)
Responsável: Profa. Dra. Shirley Vasconcelos Komninakis
O minicurso de Biologia Molecular oferece 10 vagas para alunos do curso de Biomedicina (2º ao 4º ano). Serão duas aulas teóricas e três aulas práticas (terças e quartas-feiras), com um total de 15 horas. Esta é a terceira turma e a experiência tem sido muito positiva, contando com a participação, interesse e um ótimo rendimento dos alunos de diferentes anos da Biomedicina, nos cursos ministrados desde 2013.
|
|
 |
Objetivos:
1- Ter acesso às informações a respeito da relação entre a presença de polimorfismos no gene humano que confere proteção à infecção pelo HIV-1;
2- Aprender que fatos históricos de um passado distante podem estar relacionados com a seleção de polimorfismos e que podem influenciar na resposta a uma infecção (a Peste Negra e a proteção à infecção pelo HIV-1);
3- Conhecimento da estrutura do vírus HIV-1 e sua interação com moléculas de superfície das células a serem infectadas;
4- Utilização de um método de coleta não invasivo e fácil, como o swab de células bucais na obtenção de material genético;
5- Conhecimento das ferramentas de Biologia Molecular, na teoria e prática, que podem nos levar a caracterização destes polimorfismos: Purificação dos ácidos nucleicos (DNA), Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e Eletroforese.
Número de vagas: 10
Número de aulas: 2 teóricas e 3 práticas
Seleção de Inscrições:
Data: 23/04/2014
Horário: das 14h00 às 16h00
Local: Laboratório de Biologia Molecular, Campus II, sala 132.
Organização do Laboratório para as aulas práticas:
Daniela Funayama de Castro (biomédica do laboratório).
Cronogramama
Horário: das 13h30 às 16h30
Local: Laboratório de Biologia Molecular, Campus II, sala 132.
Data: 29/04/2014 - Aula 1 - Teórica
Tema: Estrutura do HIV-1; Ciclo viral, sua interação com as moléculas de superfície das células infectadas e proteção contra a infecção (polimorfismos); Peste Negra e o HIV-1.
Data: 30/04/2014 - Aula 2 - Teórica
Purificação dos ácidos Nucleicos; reação em Cadeia da Polimerase (PCR); Eletroforese de DNA.
Data: 06/05/2014 - Aula 3 - Prática
Coleta de células bucais por meio de swab; extração de DNA genômico por kit comercial.
Data: 07/05/2014 - Aula 4 - Prática
Reação da PCR a partir do DNA genômico extraído para verificação da possível presença de polimorfismo no gene CCR5 ; uso de termociclador.
Data: 13/05/2014 - Aula 5 - Prática
Eletroforese do produto da PCR em gel de agarose; discussão dos resultados.
|
 |
|