Visita ao Núcleo de Toxicologia Forense – Polícia Científica - UNILUS
Você está em: Home >Notícias >Biomedicina >Visita ao Núcleo de Toxicologia Forense – Polícia Científica

Visita ao Núcleo de Toxicologia Forense – Polícia Científica

28/05/2013 - UNILUS

Nos dias 22/04/2013 e 20/05/2013 os alunos do 4º ano do curso de Biomedicina realizaram uma visita técnica ao Núcleo de Toxicologia Forense da Polícia Técnico Científica de São Paulo, visita esta acompanhada pelo Prof. Me Edgar Matias Bach Hi.

Situado no bairro do Butantã (São Paulo), o prédio da polícia Científica abriga a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), que coordena as atividades do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML). O Núcleo de Toxicologia Forense é dirigido pelo IML.

Toda visita foi dirigida pelo perito criminal Dr. Erasmo Silva. Nesta visita, os alunos acompanharam todo o processo de análise toxicológica, desde o seu registro na chegada de amostras (vindas dos IMLs de todo o estado de SP) até as análises confirmatórias em casos de intoxicação.

Foi mostrado aos alunos os locais de abertura dos trabalhos, armazenamento das amostras biológicas e análises toxicológicas: metodologia de dosagem alcoólica (Cromatografia gasosa por head space), pesquisa de intoxicação por fármacos e produtos tóxicos (Cromatografia em camada delgada, Cromatografia líquida de alta eficiência – HPLC, Cromatografia Gasosa – CG, CG acoplado à espectrometria de massa – CG-MS, imunoensaio por quimiluminescência RANDOX). Em todas as metodologias um perito forneceu explicações, tirou dúvidas e mostrou exemplos de laudos positivos para intoxicações.
  Visita ao Núcleo de Toxicologia Forense – Polícia Científica

Esta visita mostrou aos alunos outro campo de atuação do profissional biomédico, encorajando-os na busca de concursos e cursos de aprimoramento e pós-graduação na área.

> Ex-Alunos

© 2013 UNILUS - Centro Universitário Lusíada. Todos os direitos reservados.