A Biomedicina apoia a política nacional de práticas integrativas e complementares
|
27/05/2013 - UNILUS
|
Biomédico Acupunturista: promovendo a Saúde para evitar a doença.
O BIOMÉDICO ACUPUNTURISTA:
Sob o código de serviço nº 3551.10 da portaria 853 de 01/07/2006 é ator integrante da Portaria 971 de 03/05/2006, que propõe a inclusão MULTIPROFISSIONAL das PICs no Sistema Único de Saúde (SUS).
A viabilização das PICs (Acupuntura, Fitoterapia, outras técnicas em Medicina Tradicional Chinesa, práticas corporais, atividade física, homeopatia, termalismo, crenoterapia, medicina antroposófica) permite: |
|
 |
- Otimizar de forma econômica as atividades alopáticas vigentes;
- Colaborar com as diversas realidades epidemiológicas dos municípios;
- Integrar os profissionais da área da Saúde, aumentando o contingente de atores aptos em favor da PREVENÇÃO, orientação e educação pública em saúde.
ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO DAS PICS: Saúde da criança, da mulher, do trabalhador, do idoso, da família; saúde na escola;
PREVENÇÃO e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis;
PREVENÇÃO e tratamento de doenças transmissíveis;
Apoio ao tratamento e recuperação de usuários de álcool e drogas;
- Saúde mental (apoio na diminuição do uso abusivo de medicamentos nos sofrimentos psíquicos);
- Aproveitamento sustentável dos recursos do meio ambiente;
- Melhora na qualidade de vida.
Obstáculos para o desenvolvimento das PICs: A falta de motivação e de interesse de gestores municipais para a implantação das PICs nas atividades do SUS e/ou da realização de parcerias e convênios com projetos complementares aos serviços de Saúde vigentes para atendimentos populares com Acupuntura e outras práticas integrativas.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
O Biomédico Acupunturista é um profissional com competência para a prática da Acupuntura desde 1986, sob a resolução do CFBM nº 002.
E não existe nenhum impedimento legal para a atuação do biomédico acupunturista, assim como para todos os profissionais da área da Saúde com uma Resolução para a Acupuntura no Sistema Único de Saúde, nas equipes dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF), nos AMEs e AMAs (Ambulatórios Médicos Especializado e Assistencial).
|
 |
|