Plantão nos cartórios

Cartórios eleitorais têm plantão neste fim de semana 5 e 6 de maio em Santos

05/05/2018 - UNILUS

Os funcionários farão mutirões para atender ao público das 9 às 17 horas

Os cartórios eleitorais de Santos vão funcionar em esquema de plantão neste sábado(5/5/18) e domingo (6/5/18). Os funcionários farão mutirões para atender ao público das 9 às 17 horas. O atendimento será por ordem de chegada, por isso não há previsão de tempo para espera.

A medida é para quem quer atualizar o endereço, transferindo o domicílio eleitoral para Santos, eleitores com o título cancelado que precisam regularizar a situação ou jovens que ainda não tem o documento e pretendem votar este ano. O prazo em todos esses casos termina na próxima quarta-feira. O primeiro turno das eleições está programado para o dia 7 de outubro.

Nos demais dias é preciso agendar atendimento pelo site www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3.

Em Santos, phá três cartórios eleitorais. O da Zona 118 fica na Rua Amador Bueno, 63, Centro; o da 272ª, Rua Vereador Henrique Soler, 279, Ponta da Praia; e 273ª, Avenida Doutor Bernardino de Campos, 99, Vila Belmiro.

Ao se dirigir ao cartório eleitoral, a pessoa deve levar os seguintes documentos: título de eleitor, caso já tenha; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

O alistamento eleitoral e o voto, segundo a Constituição Federal, são obrigatórios para os maiores de 18 anos. Brasileiros de 16 e 17 anos também podem solicitar o título de eleitor. Segundo a Justiça Eleitoral, o procedimento é simples e pode ser iniciado pela internet.

Biometria

Não é necessário ter cadastramento biométrico para votar nas próximas eleições, mas todos os que forem ao cartório fazer qualquer serviço já serão cadastrados biometricamente.

Porém, o plantão não atenderá apenas para esse cadastramento. Quem quer só fazer isso, deve deixar para depois do pleito, existem datas para agendamento a partir de novembro.