Imunização contra a gripe chega a 15%
Você está em: Home >Notícias >Imunização contra a gripe

Baixada Santista já imunizou contra gripe 15% da meta

09/05/2018 - UNILUS

Estado espera aplicar a vacina em pelo menos 534 mil moradores dos nove municípios da região

Pelo menos 90 mil pessoas se imunizaram contra a gripe em sete dos nove municípios da Baixada Santista. O número equivale a cerca de 15% das 534 mil doses de vacina que o Estado espera aplicar na região.

Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá foram as três cidades que mais vacinaram nos primeiros 15 dias da campanha, que começou no último dia 23. Respectivamente, foram aplicadas 38 mil, 13 mil, 11 mil e 8 mil doses em cada um dos municípios.

Balanço da Secretaria da Saúde de São Paulo, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, mostra que todo o Estado vacinou 2 milhões de pessoas nos primeiros sete dias de campanha contra a gripe, iniciada em 23 de abril.

Público-alvo

A expectativa é vacinar, até 1º de junho, 10,7 milhões de paulistas contra o vírus Influenza, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

A partir de quarta-feira (9/5/18), a vacinação se estende para professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

A vacinação continua para os grupos que que tiveram a imunização iniciada nas etapas 1 e 2, ou seja, tanto esses grupos (idosos, trabalhadores da área da saúde, indígenas, crianças com menos de 5 anos, gestantes e puérperas) quanto os novos públicos podem e devem comparecer aos postos.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.