ENEM é passaporte para estudantes
ENEM é passaporte para estudantes
Você está em: Home >Notícias >ENEM é passaporte para estudantes

Enem é passaporte para estudantes em Portugal

07/05/2018 - UNILUS

Candidatos da prova podem se inscrever a partir desta segunda-feira (7/5/18)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começam nesta segunda-feira (7/5/18). O prazo seguirá até o próximo dia 18 e a taxa, no valor de R$ 82,00, pode ser paga até 23 de maio. As provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como no ano passado. Para os candidatos, além da possibilidade de ingressar em cursos no Brasil, a nota do Enem oferece a oportunidade de acesso também em universidades de Portugal.

Hoje, chega a 29 o número de instituições portuguesas que aceitam o Enem. De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 1.200 brasileiros ingressaram em universidades lusitanas com os resultados obtidos no exame brasileiro.

Este é o primeiro levantamento do Inep desde o início da parceria entre Brasil e Portugal, em 2014. Foram consideradas 23 das 29 instituições de Ensino Superior portuguesas que fazem parte da cooperação. Outras seis ainda não consolidaram os dados de seleção com nota do Enem. O número, portanto, é superior a 1.200.

De acordo com a pesquisa do Inep, a Universidade do Porto, parceira desde março de 2016, tem 316 estudantes brasileiros que foram selecionados a partir das notas do Enem. A Universidade do Algarve possui 308 alunos, sendo parceira desde setembro de 2014. Outro destaque é a Universidade de Beira Interior, parceira desde setembro de 2016, com 173 matrículas. E em menos de um ano, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias já selecionou 64 estudantes no formato.

Ágatha Simões Mahé, de 17 anos, cursa o último ano do Ensino Médio e está se preparando para o Enem. A jovem garante que estuda a possibilidade de tentar ingressar em uma instituição de Portugal e afirma que ainda não está ciente de todas as normas que envolvem essa opção, mas que irá em busca de informações. "Seria uma ótima oportunidade de estudar em outro país e ainda haveria a facilidade da língua”, diz. Ingrid Fugito da Silva, também do último ano do Ensino Médio, é outra estudante que se animou com a possibilidade de estudar fora. “Eu tenho essa vontade de estudar em outro país, acredito que é uma experiência que faz a diferença”.

Segundo o Inep, atualmente, nove instituições portuguesas estão pleiteando assinatura de acordo interinstitucional. Cinco estão em andamento e serão oficializadas em breve, ampliando de 29 para 34 o número de parceiras. São elas: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Lusíada, Universidade Lusíada – Norte, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e Instituto Leonardo da Vinci.

No Brasil

Ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição do Enem. Destes, 208.588 foram participantes isentos em 2017, que faltaram aos dois dias de prova e precisaram justificar a ausência para ter direito a nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no exame. Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente.

Novidade

A principal novidade do Enem 2018 serão os 30 minutos a mais de duração nas provas do segundo dia, totalizando 5 horas para a resolução das questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.