XIV Jornada de Fisioterapia do Centro Universitário Lusíada – UNILUS - 2017
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XIV Jornada de Fisioterapia do Centro Universitário Lusíada – UNILUS - 2017
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Submissão de trabalhos XIV Jornada de Fisioterapia



05/06/2017 - UNILUS

Normas para submissão de trabalhos para a XIV Jornada de Fisioterapia do Centro Universitário Lusíada – UNILUS - 2017

Atenção: O prazo para submissão dos trabalhos foi prorrogado para 02 de outubro de 2017.

Submissão:

Os trabalhos devem ser submetidos de 01 de Agosto a 25 de Setembro de 2017, por meio do e-mail jornadaunilus.temalivre@gmail.com. Qualquer artigo enviado após 24:00 do dia 25 de setembro será desconsiderado, desobrigando a Comissão Científica de envio de resposta. A resposta sobre a aprovação dos trabalhos entregues no prazo será enviada até 30 de setembro de 2017. Atenção à caixa de spam. Em caso de não recebimento de resposta até a data de limite, favor entrar em contato com a Comissão através do e-mail. Serão aceitos apenas trabalhos relacionados com o tema da Jornada – Fisioterapia. É necessário que pelo menos um dos autores do trabalho esteja inscrito no evento, sem necessidade de ser o autor principal. Cada profissional pode enviar no máximo 03 trabalhos como autor principal, não havendo limite para coautoria.

Formato do trabalho:

Os trabalhos devem ser enviados em arquivo do word, em folha A4, letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. São necessárias duas cópias do trabalho, uma completa (com informação de autoria e instituição a que pertence) e uma cega (sem autoria e descrição institucional).
Os trabalhos precisam estar em forma de resumo expandido com 1000 a 1200 palavras, contadas do título até as referências, contendo: Título, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão e Referências.

• Título: deve estar em letra maiúscula, em negrito e centralizado, com no máximo 15 palavras.

Abaixo do título devem constar os nomes dos autores, que devem estar na seguinte disposição (atenção para primeiro autor destacado em negrito)*:
Sobrenome, nome1; Sobrenome, nome2; Sobrenome, nome3
1 – Profissão; Titulação; Instituição; E-mail
2 - Profissão; Titulação; Instituição; E-mail
3 - Profissão; Titulação; Instituição; E-mail
Serão aceitos no máximo seis autores por trabalho.
*Essa informação não deve constar na cópia cega.

√ Palavras chave: Os autores deverão indicar 3 a 5 palavras-chave em português. Recomenda-se empregar termos utilizados na lista dos DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) da Biblioteca Virtual da Saúde, que se encontra em http://decs.bvs.br.

O título, os nomes e filiações dos autores e as palavras chaves devem estar na primeira página. Os demais componentes do artigo (Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências) devem estar da segunda página em diante. Todo o texto deve estar em linguagem científica. Caso seja necessário o uso de siglas ou abreviaturas, as mesmas devem ser explicadas na primeira vez que aparecerem no texto.

• Introdução: deve ser breve e clara, suficiente para elucidar o tema discutido. A relevância do estudo deve ser descrita no final da introdução.

• Objetivos: devem expressar de forma clara a resposta que se deseja obter com a pesquisa

• Métodos: deve constar o tipo de estudo, a amostra estudada, a forma de seleção, as variáveis estudadas, o procedimento de coleta de dados e os métodos de análise de dados. Para estudos em seres humanos, é obrigatório o envio da carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, independente do desenho de estudo adotado (observacionais, experimentais ou relatos de caso). Deve-se incluir o número do Parecer da aprovação da mesma pela Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital ou Universidade, a qual seja devidamente registrada no Conselho Nacional de Saúde. Para revisão de literatura sistemática deve-se incluir a metodologia de busca de dados, detalhadamente.

• Resultados e Discussão: descrição clara e sucinta dos dados encontrados, de preferência relacionados aos objetivos definidos. Podem ser utilizados no máximo dois itens, entre tabelas, gráficos e figuras.

• Conclusão: relacionar conclusão com os objetivos do trabalho, evitando assertivas não apoiadas pelos achados.

• Referências: devem seguir as normas ABNT. Incluir no mínima 5 e no máximo 10 referências.

Durante toda a descrição do trabalho, deve-se excluir qualquer referência aos autores e/ou à instituição de ensino na cópia cega. Para tal, manter o texto normal e trocar o nome da instituição por XXXXX. Por exemplo: no caso de “As pacientes foram selecionadas no ambulatório de Fisioterapia da UNILUS”, colocar “As pacientes foram selecionadas no ambulatório de Fisioterapia da XXXXX”
Escrever no “Assunto” do e-mail de submissão do trabalho: “Submissão de trabalho - Nome completo do trabalho”. Os dois arquivos anexados no e-mail devem ser nomeados com as cinco primeiras palavras do título do trabalho, diferenciados entre ARTIGO COMPLETO e ARTIGO CEGO (“Cinco primeiras palavras do título – ARTIGO COMPLETO” e “Cinco primeiras palavras do título – ARTIGO CEGO”)

Avaliação:

Os trabalhos recebidos receberão uma numeração, a qual será informada ao autor do mesmo. Caso precise solicitar alguma informação sobre o andamento da análise do mesmo, favor informar esse número. Todos os trabalhos enviados no prazo serão avaliados por um membro da Comissão Científica, que dará o parecer final de “APROVADO” ou “REPROVADO”. Não haverá correção de nenhum trabalho, apenas o parecer. A Comissão Científica avaliará os seguintes critérios: tema relacionado ao proposto pela Jornada, relevância do assunto, apresentação do tema (introdução), metodologia adequada, resultados de acordo com os objetivos do trabalho e conclusões pertinentes. Além disso, serão considerados ortografia e gramática, com recusa de trabalhos escritos com erros de português, mesmo que metodologicamente adequados. Por questão ética, nenhum membro da Comissão Científica poderá enviar trabalho científico a esta Jornada, como autor principal.

Apresentação oral:

Os 3 melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral. Será disponibilizado o multimídia para a utilização da apresentação. O tempo para explanação será de 15 minutos, com 5 minutos para discussão e questionamentos da comissão julgadora antecipadamente designada. O tempo para apresentação deve ser de no mínimo 10 minutos e não deve ultrapassar, em hipótese nenhuma, o máximo de 15 minutos.

Pôsteres:

Os trabalhos não aprovados para apresentação oral, serão apresentados em forma de Pôster. Deverão ser confeccionados por conta dos próprios autores, na dimensão padrão para exposição, de 120 x 90 cm, Fonte mínima 28. Devendo conter:

• Título do trabalho: em letra maiúscula, centralizado e em negrito

• Nome dos autores: abaixo do título. Escrever Sobrenome, Nomes (caso o nome seja muito longo, podem haver abreviações) O nome do autor principal deve estar em primeiro e em negrito

• Instituição de ensino: o nome da instituição de ensino deve estar abaixo dos nomes dos autores, escrito por extenso.

• E-mail do autor principal: abaixo do nome da Instituição de ensino.

• Logotipo da instituição: ao lado no título. Não obrigatório, mas recomendável, para facilitar identificação da instituição durante exposição dos pôsteres.

• Corpo do texto:

» Introdução: deve conter os objetivos.
» Métodos
» Resultados e Discussão: podem ser utilizados gráficos, tabelas ou figuras.
» Conclusão
» Referências: Opcional. No máximo seis referências,

A confecção e fixação e retirada do pôster é de inteira responsabilidade dos autores. Será enviado, por email, aos autores dos trabalhos cujos trabalhos venham a ser aprovados:
¯ o modelo do pôster padrão;
¯ a data, horário e local para fixação do pôster.

Certificado:

Todos os trabalhos receberão um único certificado contendo o nome de todos os autores.

Premiação:

Todos os trabalhos, após terem sido avaliados pela Comissão Avaliadora, deverão encaminhar os resumos a Revista Científica UNILUS, a qual realizará uma Seção Especial da XIV.

Jornada Fisioterapia UNILUS e terão os resumos publicados.

O melhor trabalho apresentado oralmente, como tema livre, terá seu trabalho publicado em forma de artigo na Revista UNILUS.

Comissão Científica:

Profa Me Eugênia Rodrigues Pires, Coordenadora do Curso de Fisioterapia UNILUS
Profa Dra Cinira Assad Haddad – Docente Curso de Fisioterapia UNILUS
Profa Me Priscila Lanzillotta – Docente Curso de Fisioterapia UNILUS
Prof. Me Marcus Vinicius G.T. Azevedo– Docente Curso de Fisioterapia UNILUS
Prof. Me André Benetti Maia – Docente Curso de Fisioterapia UNILUS





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