Policlínicas
Você está em: Home >Notícias >Policlínicas

Prefeitura e Fundação Lusíada firmam parceria para construção de policlínicas

28/12/2017 - UNILUS

Algumas unidades substituirão outras já existentes em imóveis alugados

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Santos e a Fundação Lusíada, mantenedora do Centro Universitário Lusíada (Unilus), prevê a construção de até dez policlínicas no Município, sem custos para a Administração Municipal.

A medida está prevista no termo de compromisso assinado nesta quinta-feira (28). As novas edificações terão o mesmo padrão das últimas unidades abertas pela Prefeitura, que ficará responsável pelos projetos. Algumas delas substituirão outras já existentes, em especial as que estão em imóveis alugados e as que necessitam de espaço físico maior para o melhor atendimento da população. A definição dos locais estará atrelada à disponibilidade de terrenos nos bairros.

Pela parceria, a aquisição dos terrenos e a obra civil ficarão a cargo da Fundação Lusíada, cujos alunos terão campo de estágio nas novas unidades, que pertencerão à instituição e serão cedidas em comodato à Prefeitura por 30 anos, prorrogável por igual período. Pelo acordo, a Fundação tem 1 ano para viabilizar o terreno e 2 anos para a construção.

“Estas unidades, somadas às já feitas pelo Município, vão dar um novo padrão e estruturação para a Atenção Básica, a maior da história de Santos. A nova parceria traz ganhos compartilhados para a Cidade, à universidade e à população”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, lembra que a Lusíada foi parceira da Prefeitura na construção do moderno prédio da UPA Central – que em janeiro completa dois anos de funcionamento - e conta com mais de 900 universitários atuando em estágios na própria UPA e outras unidades de saúde.

Desde agosto deste ano, a universidade também atende alunos da rede municipal de ensino na área de Pediatria no seu Centro de Saúde Escola, em atividade que integra o programa Saúde na Escola, parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. “Esta é mais uma oportunidade de aprimorar os nossos serviços e de qualificação dos futuros profissionais”, ressalta Ferraz.

Estuário

Um dos bairros que deverá ser contemplado com a construção de nova unidade de saúde é o Estuário, que não possui policlínica. O objetivo é diminuir a demanda das policlínicas Embaré e Ponta da Praia, que atualmente atendem os moradores da área.