CARREIRA E MERCADO DE TRABALHO
O Fisioterapeuta estuda o movimento humano fisiológico, as alterações patológicas e cinéticas funcionais, suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a função de órgãos e sistemas.
O profissional estará apto a elaborar diagnóstico físico e funcional, eleger, prescrever e executar os procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação clínica. Atua juntamente com os demais profissionais nos diversos níveis de assistência à Saúde, na administração de serviços, na área educacional e no desenvolvimento de pesquisas.
As principais áreas de atuação do fisioterapeuta são:
- Clínica / Assistencial: o profissional presta assistência fisioterapêutica em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios e centros de reabilitação;
- Saúde Coletiva: por meio da educação e prevenção, o profissional atua na atenção primária à saúde, nos programas institucionais, nas ações básicas da saúde, na fisioterapia do trabalho e na vigilância sanitária;
- Educação: atua como docente, pesquisador, supervisor técnico e administrativo e como diretor ou coordenador de curso
Além destas áreas, pode atuar, ainda, na indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, na implantação e execução de programas destinados à recuperação funcional de atletas e, também, na prática da acupuntura.
O curso possui uma Clínica de Fisioterapia que presta atendimento gratuito à população nas áreas de ortopedia, urologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, pneumologia, cardiologia, neurologia e também realiza testes espirométricos, dispondo da seguinte infraestrutura:
- Acesso a cadeirante em todos os setores;
- Piscina especialmente adaptada e aquecida;
- Salas de exercícios físicos;
- Salas de atendimento infantil;
- Salas de consultas e exames físicos especializadas;
- Salas para tratamentos específicos.