UNILUS - Centro Universitário Lusíada
Compartilhar: YouTube Facebook Twitter     Home | Mapa do Site | Identidade Visual | Ouvidoria | Trabalhe Conosco | Fale Conosco
Área Restrita: Aluno  Professor  |Usuário: |Senha:  
UNILUS    CURSOS    CAMPI    ALUNOS    NOTÍCIAS    PROCESSO SELETIVO
Educação Física - UNILUS
Você está em: Home >Cursos >Graduação >Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA


CURSO  INFRAESTRUTURA  ESTRUTURA CURRICULAR MURAL DE CURSOS
Duração: 4 anos (Licenciatura) e 4 anos (Bacharelado)      Períodos: Manhã     Vagas: 60     

O Curso de Educação Física – Licenciatura tem por objetivo geral formar recursos humanos aptos a atuarem nas áreas relativas à Educação Física e qualificados para a docência na educação básica, com competências de natureza técnico-instrumental para desenvolver e organizar novos empreendimentos e ações voltadas para atividade física e a educação do movimento, na perspectiva da prevenção da saúde, contribuindo para a melhoria e qualidade de vida dos cidadãos, levando-se em consideração os avanços tecnológicos da área.

O Curso de Educação Física – Bacharelado tem por objetivo formar profissionais competentes e criativos, capazes de se adaptarem a novos desafios, construindo e reformulando suas ações no sentido de melhor adaptarem-se à realidade, aptos a desenvolver e organizar novos empreendimentos e ações voltadas para atividade física e a educação do movimento, levando-se em consideração os avanços tecnológicos da área e as exigências do mercado, com aprofundamento nas áreas da prevenção da saúde e desenvolvimento físico, contribuindo para a estruturação de um processo de educação permanente e integral.
  Educação Física

Carreira

A Educação Física é uma profissão que valoriza o corpo, as práticas esportivas e a disposição e bem-estar do organismo.

O profissional na área de educação física pode optar por algumas áreas específicas. Pode desenvolver atividades para recreação, para motivação e interação ao esporte. Há também o perfil voltado para o condicionamento físico, dando consciência no papel fundamental do perfil saudável aliado ao treinamento esportivo.

Há possibilidades de especialização nesta área, dando ao profissional mais recursos em buscar seu caminho no mercado de trabalho.

Um mercado favorável para atuação do profissional da área de Educação Física é o de Personal Training. Com o crescimento dos adeptos a manter excelência no condicionamento físico, e a necessidade de orientações de profissionais capacitados, torna indispensável a atuação do profissional.


Mercado de trabalho

A atuação do profissional de Educação Física foi regulamentada em setembro de 1998, pela Lei número 9.696/98, atendendo a uma antiga expectativa da categoria. A regulamentação da profissão e o exigente mercado de trabalho ampliam, cada vez mais, o espaço para profissionais competentes, bem preparados, com formação sólida e que tenham consciência de sua responsabilidade social.

O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade na área da Educação Física, nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento humano intencional, por meio de atividades físicas, esportivas e educacionais, sejam elas formais ou não formais tais como (ensino, ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, exercícios físicos, entre tantas outras).

O graduado de Educação Física-Licenciatura estará capacitado a atuar na Educação Básica, compreendendo o ensino em educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e cursos técnicos.

O graduado de Educação Física - Bacharelado estará capacitado a atuar com todas as faixas etárias, desenvolvendo suas atividades em academias, órgãos públicos, empresas, Fundamentado no perfil do egresso proposto o profissional de Educação Física do UNILUS atuará como Personal Trainer, direcionado à promoção da saúde, prevenção de doenças de forma individualizada.

Ainda, conforme as competências desenvolvidas no curso, estará apto a integrar as equipes multiprofissionais de saúde, previstas pelo Conselho Nacional de Saúde, atuando na Atenção Básica, com base nos princípios do SUS, em Unidades Básicas de Saúde e Programas de Saúde da Família, promovendo atividades físicas integradas ao planejamento geral das unidades, na promoção da saúde e prevenção de doenças.

As atividades que um profissional de Educação Física pode desempenhar abrangem também:

• condicionamento físico para adultos e idosos (centros comunitários, clínicas e asilos);
• reabilitação de cardíacos (equipes profissionais, escolar, clubes);
• treinamento desportivos (equipes profissionais, clubes);
• administração desportiva (universidades, clubes)
• liderança desportiva (centros comunitários, campings);
• projetistas de equipamentos desportivos (firmas de equipamentos desportivos);
• arbitragem desportiva (ligas, federações, escolas);
• danças (estúdios, grupos de viagem, TV);
• terapias:corretiva, recreativa e ocupacional;
• recreação;
• atividade física para excepcionais (hospitais, clínicas);
• Personal Trainer (treinamento pessoal);
• Marketing esportivo (divulgação de programas específicos em clubes e academias);
• SPA (ginástica para emagrecer); e
• jogos cooperativos.

Certificação

Diploma de Licenciado em Educação Física e/ou Bacharel em Educação Física, autorizado pela Portaria CAS nº 006/09 de 09 de novembro de 2009.


Horário do Curso

Carga horária de 3.664 horas/aula, regime seriado/anual, funcionando das 08h00 às 12h20 e 19h00 às 23h20.









UNILUS - Centro Universitário Lusíada

UNILUS
> C.P.A.
> Ouvidoria
> Egresso
> Colap
> CEPSH
CURSOS
> Processo Seletivo
> Graduação
> Pós-graduação
> Colégio UNILUS
> Notícias
ALUNOS
> Academia(ÁREA RESTRITA)
> Calendário Acadêmico
> Bibliotecas
> Iniciação Científica
> Reemissão de boleto
UNILUS - Centro Universitário Lusíada Colégio UNILUS Fundação Lusíada

© 2012 - 2021 UNILUS - Centro Universitário Lusíada. Todos os direitos reservados