UNILUS - Centro Universitário Lusíada
Compartilhar: YouTube Facebook Twitter     Home | Mapa do Site | Identidade Visual | Ouvidoria | Trabalhe Conosco | Fale Conosco
Área Restrita: Aluno  Professor  |Usuário: |Senha:  
UNILUS    CURSOS    CAMPI    ALUNOS    NOTÍCIAS    PROCESSO SELETIVO
Artes Cênicas - Teatro - UNILUS
Você está em: Home >Cursos >Graduação >Artes Cênicas - Teatro

ARTES CÊNICAS - TEATRO


CURSO  INFRAESTRUTURA  ESTRUTURA CURRICULAR MURAL DE CURSOS
Duração: 4 anos          Período: Noite          Vagas: 40         

O Curso forma profissionais habilitados nas diferentes linguagens teatrais preparados para exercer a função de diretor, ator, pesquisador e pedagogo no campo do teatro e/ou em linguagens afins.

Desenvolve a consciência e o estudo das tradições culturais brasileiras em constante diálogo com outras culturas, e que exerçam seu papel enquanto agente cultural, artístico, social e político.

Fomenta a expansão e consolidação do campo intelectual e criativo do teatro, possibilitando ao aluno o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos expressivos aliados à formação teórica e à prática cênica proporcionando uma visão do fenômeno teatral como forma de conhecimento crítico da realidade e de uma atuação artística transformadora.
  Artes Cênicas - Teatro

Carreira

Vocação: essa palavra norteia a carreira de Artes Cênicas. Para subir ao palco e encarar o público, não basta apenas ser extrovertido ou gostar de falar, pois atuar vai muito além. Como dizem os atores, “está no sangue”.

Diante os primeiros passos na decisão em fazer o curso de Artes Cênicas, deve-se verificar que muitos são os leques que esse curso oferece, sendo interessante traçar uma linha estratégica. Para quem deseja focar em direção teatral, dramaturgia, cenografia, figurino, produção, consultoria de imagem e som, iluminação, teoria teatral, críticas em veículos de comunicação o ideal é ingressar em um curso bacharelado.

A profissão é regulamentada e a formação em curso superior dá ao aluno o direito à carteira da DRT – Delegacia Regional do Trabalho, tornando-o, a partir daí, um profissional.


Mercado de Trabalho

O salário de um graduado em Artes Cênicas pode variar bastante devido ao grau de formação e cidade de atuação. Porém, como é uma profissão ligada potencialmente a grandes públicos e indicações há sempre possibilidade de grande ascensão salarial em curto espaço de tempo. Um exemplo clássico são oportunidades de trabalho em propagandas que contam com um cachê muito mais favorável, ou mesmo sucesso televisivo repentino.

O mercado de trabalho da área é por muitas vezes concorrido e pequeno. Apesar de novas leis de incentivo à cultura, o campo é bastante competitivo. Para quem deseja seguir carreira, geralmente ingressar em uma companhia de teatro é a melhor opção para início da carreira. É interessante também contratar uma agência, geralmente voltada para comerciais de televisão, figuração, eventos e pequenos papéis em curta-metragem e novelas. Para quem deseja ingressar como cenógrafo ou figurinista, a procura de emprego deve ser em emissoras de televisão ou companhias teatrais. Vale lembrar que como na maioria dos cursos o início de carreira não é fácil, sendo necessária bastante dedicação do profissional a fim de expandir a rede de contatos e o aperfeiçoamento profissional.



Certificação

Diploma de Bacharel em Artes Cênicas – Habilitação em Teatro, autorizado pela Portaria CAS nº 006/09 de 09 de novembro de 2009.


Horário do Curso

Carga horária de 3252 horas, regime seriado/anual, funcionando das 19h15 às 22h45.









UNILUS - Centro Universitário Lusíada

UNILUS
> C.P.A.
> Ouvidoria
> Egresso
> Colap
> CEPSH
CURSOS
> Processo Seletivo
> Graduação
> Pós-graduação
> Colégio UNILUS
> Notícias
ALUNOS
> Academia(ÁREA RESTRITA)
> Calendário Acadêmico
> Bibliotecas
> Iniciação Científica
> Reemissão de boleto
UNILUS - Centro Universitário Lusíada Colégio UNILUS Fundação Lusíada

© 2012 - 2021 UNILUS - Centro Universitário Lusíada. Todos os direitos reservados